Aprenda como fortalecer o joelho!

Felizmente é muito comum observarmos uma preocupação social com a saúde. Desde dicas de alongamento para as costas até a evidência na saúde psicológica. Por isso, hoje vamos conversar sobre como fortalecer o joelho e garantir a saúde desta articulação.

 

Já imaginou que os joelhos são uma das articulações mais sobrecarregadas do corpo? 

 

Quando pensamos em joelho, estamos nos referindo à estrutura que auxilia na movimentação e estabilização. Este segura todo nosso peso quando estamos em

pé e permite movimentos como andar, correr e dançar. 

 

Por isso, manter o joelho saudável é imprescindível e, para isso, é necessário adotar um estilo de vida saudável, contando com a prática de exercícios físicos.

 

Qual a importância dos exercícios físicos?

 

A prática de exercícios físicos é fundamental para fortalecer o joelho, afinal, a saúde dessa estrutura é tão importante e necessária para levar uma vida sem problemas.

 

A prática regular de exercícios físicos garante o fortalecimento da musculatura que compõe essas articulações. Ao trabalhar esta região, as chances de lesões diminuem, pois a musculatura tem a força necessária para diminuir o impacto.

 

Além de que, em casos de tratamentos de alguma condição nos joelhos, os esportes podem ser ótimos aliados, pois a musculatura, quando estável, apresenta condições para uma melhora mais rápida e com menos chances de se lesionar novamente. 

 

Como fortalecer meus joelhos corretamente?

 

Criar o hábito de praticar exercícios é o primeiro passo, e talvez o mais difícil. Porém, não é apenas deixando o sedentarismo de lado que os joelhos se apresentam saudáveis magicamente. 

 

Os exercícios devem ser feitos com a coluna ereta, seguindo sua curvatura natural. Os joelhos devem estar na linha do quadril e a abertura das pernas precisa ser ideal – nem muito abertas, nem muito fechadas.

 

Outra dica importante na hora de praticar exercícios físicos de maneira correta é não esticar toda a articulação, para não ocorrer uma lesão ligamentar. A maneira correta é treinar com as pernas levemente arqueadas.

 

O ideal é que a prática seja feita com o auxílio de um educador físico, independente do exercício que será realizado, para que seja feito de maneira correta.

 

3 exercícios infalíveis para fortalecimento do joelho

 

Muitas pessoas acreditam que exercícios para fortalecimento exigem aparelhos específicos e utilização de pesos, mas não! Confira essa lista de exercícios que podem ser feitos com o próprio peso corporal.

 

  • Ponte: deite no chão com a barriga virada para cima, estenda os braços ao lado do tronco, flexione os joelhos e então, eleve o quadril sem movimentar as pernas. Mantendo um ângulo reto entre o tronco e as coxas, desça o quadril devagar, e vá repetindo o movimento.
  • Agachamento livre: fique em pé, mantendo as pernas afastadas e as mãos para frente. Devagar, flexione os joelhos, projetando o quadril para trás e mantenha a coluna reta.
  • Avanço: em pé, mantenha as pernas um pouco afastadas e dê um grande passo à frente, dobrando a perna da frente e flexionando a de trás, fazendo com que os joelhos quase toquem o chão. O tronco deve estar em posição ereta.

 

Você sabia da importância dos joelhos ou como cuidar do fortalecimento dessa estrutura tão importante? Mande para aquele amigo com problemas no joelho!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts