Joelho

O joelho é uma articulação formada pelo fêmur, tíbia e patela.

Os ligamentos e os meniscos são responsáveis pela estabilização do joelho e o amortecimento dos impactos.

Está muito exposto aos traumas diretos e torcionias, propiciando lesões ligamentares, mensais, condrais e fraturas.

Patologia e Tratamentos

A lesão do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho.

Atletas que praticam esportes de alta demanda, amadores ou recreacionais, como o futebol, tênis, lutas marciais, têm maior probabilidade de lesão no joelho.

A lesão do LCA causa instabilidade sendo grande a chance de que uma intervenção cirúrgica para recuperar as funções do joelho. Ela dependerá de vários fatores, entre eles: a gravidade do ferimento e o nível de atividade do paciente.

VEJA MAIS

A prótese do joelho está indicada quando o joelho apresenta quadro de artrite (artrose) moderada à grave ou por ou por limitação de atividades simples, como caminhar ou subir escadas, e ter uma boa vida social.
Se o tratamentos conservador, como medicamentos e fisioterapia, não são mais capazes de ajudar, pode estar na hora de pensar em fazer uma artroplastia total de joelho. A artroplastia da articulação é um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, corrigir deformidades no membro e ajudar a retornar às atividades normais.

VEJA MAIS

A infiltração de ácido hialurônico ou viscossuplementação é a introdução de um medicamento em forma de gel que tem a função de lubrificar a cartilagem articular, aliviar a dor e inflamação do joelho e tratar a cartilagem de forma segura e eficaz.

SAIBA MAIS

As lesões meniscais estão presente em quase todas as idades, sendo as mais comuns no joelho. Atletas, que praticam esportes de contato, têm mais chances de romper o menisco.
Entretanto, idosos podem apresentar lesões agudas e crônicas, normalmente associado a artrose no joelho.

SAIBA MAIS

Anatomia do Joelho

Prótese do Joelho