Entenda mais sobre a anatomia do joelho

Os joelhos são partes do corpo humano essenciais para a movimentação e quem já sofreu uma lesão no joelho sabe a importância deles para o dia-a-dia. No artigo de hoje, vamos entender melhor a anatomia do joelho e a importância dos ligamentos para realizar tarefas simples do cotidiano.

 

Anatomia

 

O joelho é uma estrutura chamada de articulação sinovial, pois é responsável por fazer a comunicação de dois ossos: fêmur e tíbia. Há ainda um terceiro osso, chamado de patela, que compõe a parte óssea do joelho e é essencial para permitir a movimentação.

 

Além dos ossos, o joelho também é composto por cartilagem, ligamentos, tendões, músculos e nervos, além dos vasos sanguíneos. Vamos explicar melhor o funcionamento e a importância de cada elemento abaixo:

 

Cartilagem: a cartilagem articular é o material que encobre as extremidades de cada osso do corpo humano, inclusive os do joelho. Ela é responsável por permitir que os ossos deslizem durante a movimentação sem que haja desgaste na superfície e também auxilia na absorção de impacto.

 

Tendões: os tendões funcionam de forma muito parecida com os ligamentos, mas são responsáveis por conectar os ossos aos músculos. O maior tendão presente no corpo humano é o tendão patelar, que liga a patela ao músculo da coxa, envolvendo a patela. Além disso, existem outros tendões menores em diferentes pontos do joelho fazendo ligações com os músculos ao redor.

 

Músculos: os músculos são os principais responsáveis pela capacidade de caminhar. Os músculos que se conectam diretamente ao joelho ficam na parte da frente da coxa e garantem a amplitude do movimento de andar e flexionar o joelho. Além disso, os chamados músculos isquiotibiais se conectam com a parte de trás do joelho, contribuindo para a mesma função.

 

Nervos e vasos sanguíneos: o principal nervo presente na estrutura do joelho é o chamado nervo femoral. Ele é grande em extensão, comparado a outros nervos do corpo humanos, e atravessa desde o pé até a perna garantindo a sensibilidade e o controle muscular. Na altura do joelho, esse nervo se divide e forma mais dois nervos importantes: o tibial e o fibular. Além dos nervos, também cruzam a estrutura do joelho a artéria e a veia poplítea, que são responsáveis pela irrigação sanguínea no local.

 

Ligamentos: os ligamentos são tecidos que conectam as extremidades ósseas. No joelho, possuímos quatro ligamentos: colaterais e cruzados.

Na parte lateral do joelho estão os ligamentos colaterais, chamados de colateral lateral (LCL) e colateral medial (LCM).

Já na parte interior do joelho estão os ligamentos cruzados, que se dividem em anterior (LCA) e posterior (LCP).

Além disso, no joelho também estão presentes mais duas estruturas muito importantes para os movimentos do joelho: menisco lateral e menisco medial, que ficam localizados entre o fêmur e a tíbia.

 

Os ligamentos são as estruturas mais importantes no controle de estabilidade do movimento, prevenindo que o joelho se desloque excessivamente em qualquer sentido, causando lesões.

 

Conhecer a anatomia, mesmo que de forma genérica, é essencial para saber explicar ao médico como está o seu joelho durante as consultas. Ao sentir dores, estalos ou dificuldades de movimentação, procure ajuda o mais cedo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts