Artrose ou Osteoartrite do Quadril

A osteoartrite do quadril ou mais conhecida como artrose do quadril é uma doença que afeta a articulação coxo femoral, ou seja, causa lesões na cabeça do fêmur e no acetábulo.

Se caracteriza por perda ou desgaste da cartilagem, com alteração da congruência articular, neoformação óssea (osteófito), dor e limitação dos movimentos.

Pode ter origem genética, traumática ou por sequela de alguma outra doença, por exemplo: impacto femoro acetabular, Leg Perthes, Luxação congênita do quadril, Epifisiolise, Osteo necrose, infecção, entre outras.

Esquerda - Quadril normal. Direita - Quadril com Artrose

EPIDEMIOLOGIA

Mais comum entre as mulheres com idade acima dos 55 anos, sem prevalência de raça, Acomete de 5 a 10% da população e metade destes pacientes precisarão de tratamento cirúrgico

SINAIS E SINTOMAS

• Dor no quadril
• Dor com irradiação para a região inguinal e joelho.
• Limitação dos movimentos (dificuldade em calçar o sapato, lavar os pés, cruzar as pernas, etc).
• Claudicação (dor ao andar, mancar durante a caminhada).
• Dor no quadril

EXAMES COMPLEMENTARES

Radiografia da bacia e do quadril são os principais exames utilizados. Em casos de exceção podemos solicitar a tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Exames de sangue ou urina não são necessários na fase de diagnostico, sendo solicitados quando há alguma outra suspeita diagnóstica que possa estar associada a artrose do quadril.

TRATAMENTO

Iniciamos sempre pelo tratamento clínico, que consiste em avaliação fisioterápica, reabilitação articular, analgésicos e uso de condroprotetores (via oral ou injetável).

O uso dos condroprotetores tem uma boa ação na fase inicial e intermediária da doença. Nos casos grave eles tem indicações restritas. A viscossuplementação (infiltração articular com acido hialurônico em base oleosa) pode ser feita com o auxilio de ultrassonografia ou radioscopia, e também pode ser usado nas fases iniciais e intermediárias.

TRATAMENTO CIRURGICO

Indicado nos casos em que não houve melhora da dor e da qualidade de vida do paciente. É importante falarmos de qualidade de vida, pois a artrose limita muita a vida dos pacientes, impedindo de realizar tarefas simples do lar ou de ter uma vida social ativa. É nesta fase que devemos indicar a cirurgia. A artroplastia do quadril ou prótese do quadril é a principal indicação cirúrgica que tem como objetivo aliviar a dor, melhorar a amplitude de movimento e qualidade de vida do paciente. É um procedimento muito bem estudado e estabelecido, sendo realizado desde a década de 60, com evolução constante da técnica e dos materiais utilizados. Temos várias opções de implantes sendo os mais comuns feito de Titânio, com superfície de contato em Polietileno, Cerâmica e Metal Ceramizado, e vários tipos de artroplastia, dependendo a experiência do cirurgião e melhor opção para cada paciente. É importante o planejamento pré operatório, para manter o tensionamento normal dos músculos do quadril, e evitar grandes discrepâncias dos membros inferiores, entre outras. Prótese total não cimentada: neste caso o componente femoral e acetabular não são cimentados ao osso. Eles se fixam por osteo-integração dos componentes, ou seja, é formado osso em toda superfície da prótese dando adesão aos componentes. A haste femoral e cúpula acetabular é feita de metal, normalmente Titânio, a cabeça femoral é feita de metal (Cromo – Cobalto), Cerâmica ou Metal Ceramizado, que articula (exerce o movimento) com o interior do acetábulo revestido de polietileno ou cerâmica. Prótese total hibrida: o componente femoral é cimentado ao osso e a cúpula acetabular não é cimentada. A haste femoral é feita de metal sendo usado um cimento acrílico para fixa-la do fêmur proximal. A cabeça femoral é feita de metal (Cromo – Cobalto), Cerâmica ou Metal Ceramizado, que articula (exerce o movimento) com o interior do acetábulo revestido de polietileno ou cerâmica. Prótese total cimentada: neste caso o fêmur e o acetábulo são cimentados ao osso, usando cimento acrílico. A haste femoral é feita de metal e o acetábulo cimentado é de polietileno. A cabeça femoral é feita de metal (Cromo – Cobalto), Cerâmica ou Metal Ceramizado.
Rolar para cima