Distensões Musculares no Quadril

Uma distensão no quadril ocorre quando um dos músculos que suportam a articulação é esticado além do seu limite ou rasgado. As lesões podem ser leves, moderadas ou graves, dependendo da extensão do músculo. Uma distensão severa pode limitar sua locomoção causando dor lancinante.

Qualquer um pode sofres uma distensão no quadril apenas fazendo tarefas diárias, mas as distensões ocorrem com mais frequência durante as atividades esportivas.

Embora muitas distensões no quadril melhorem com um tratamento domiciliar simples, distensões graves podem exigir fisioterapia ou tratamento cirúrgico.

Descrição

Os grandes ossos que compõem a articulação do quadril—o fêmur (osso da coxa) e a pelve, servem como âncoras para vários músculos. Alguns desses músculos se movem pelo abdômen ou pelas nádegas (flexores do quadril, glúteos). Outros descem a coxa até o joelho (abdutores, adutores, quadríceps, isquiotibiais).

Em uma distensão no quadril, músculos e tendões podem ser lesionados. Os tendões são os tecidos fibrosos e resistentes que conectam os músculos aos ossos. As distensões do quadril ocorrem frequentemente perto do ponto em que o músculo se junta ao tecido conjuntivo do tendão.

A distensão pode ser um simples alongamento no músculo ou tendão, ou pode ser um rompimento parcial ou completo das fibras musculares, ou da combinação músculo e tendão.

Uma vez que o músculo é lesionado, ele se torna vulnerável a novas lesões. Estiramentos repetidos nos músculos do quadril e da pelve podem estar associados à pubalgia atlética (também chamada de hérnia esportiva). Uma hérnia esportiva é uma distensão ou ruptura de qualquer tecido mole (músculo, tendão, ligamento) na parte inferior do abdômen ou na região da virilha.

Os músculos abdominais inferiores e os músculos flexores do quadril estão frequentemente envolvidos em uma distensão no quadril. Reproduzido de JF Sarwark, ed: Essentials of Musculoskeletal Care, ed 4. Rosemont, IL, Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, 2010.
Os músculos abdominais inferiores e os músculos flexores do quadril estão frequentemente envolvidos em uma distensão no quadril. Reproduzido de JF Sarwark, ed: Essentials of Musculoskeletal Care, ed 4. Rosemont, IL, Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, 2010.

Causa

Uma distensão no quadril pode ser uma lesão aguda, o que significa que ocorre de repente, como de uma queda, estiramento ou um golpe direto durante esportes de contato. As distensões do quadril também são causadas pelo uso excessivo, quando o músculo ou tendão se enfraqueceu lentamente ao longo do tempo por movimentos repetitivos.

Os fatores que o colocam em maior risco de uma distensão no quadril incluem:

● Lesão prévia na mesma área
● Encurtamento muscular
● Falha em aquecer corretamente antes do exercício
● Exercícios muito repetitivos e rápidos
● Exaustão ou falta de condicionamento físico

Sintomas

Uma distensão muscular causa dor e sensibilidade na área lesionada. Outros sintomas podem incluir:

● Aumento da dor quando você usa o músculo
● Inchaço
● Amplitude de movimento limitada
● Fraqueza muscular

Tratamento Domiciliar

Muitas distensões no quadril podem melhorar com um tratamento simples. Lesões leves podem ser tratadas com o protocolo RICE (repouso, gelo, compressão ou enfaixamento e elevação do membro).

● Repouso. Evite atividades que edemaciem os músculos do quadril nos primeiros dias após a lesão.
● Gelo. Aplique gelo imediatamente após a lesão para diminuir o edema. Use bolsas com gelo por 20 minutos de cada vez, várias vezes ao dia. Não aplique gelo diretamente na pele.
● Compressão. Para evitar inchaço adicional, envolva levemente a área em uma bandagem macia ou use shorts de compressão.
● Elevação. Sempre que possível, descanse com a perna erguida mais alto do que a altura do coração.

Além disso, anti-inflamatórios não esteroides, ou AINEs, como ibuprofeno e naproxeno, podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.

Se a dor persistir ou se tornar mais difícil mover seu quadril e perna, entre em contato com seu médico.

Exame Físico

O seu médico irá avaliar sua saúde geral e quais atividades você estava fazendo pouco antes da lesão.

Examinará o membro acometido quanto a sensibilidade ou inchaço. Durante o exame físico, seu médico aplicará pressão em vários músculos e moverá sua perna e quadril em várias direções para avaliar sua amplitude de movimento.

Também pode pedir que você realize uma variedade de alongamentos e movimentos para ajudar a determinar qual músculo está ferido.

Exames Complementares

As radiografias fornecem imagens para descartar a possibilidade de uma fratura por estresse no quadril, que tem sintomas semelhantes. Na maioria dos casos, não são necessários exames de imagem adicionais para confirmar o diagnóstico. Ultrassonografia e Ressonância Nuclear Magnética podem ser solicitados dependendo do grau da lesão e perda de função articular.

Tratamento​

O tratamento médico para distensões musculares foi projetado para aliviar a dor e restaurar a amplitude de movimento e a força. A maioria das distensões são tratadas de forma não cirúrgica.

Tratamento não cirúrgico

Além do método RICE e da medicação anti-inflamatória, seu médico pode recomendar o uso de muletas por alguns dias para limitar o peso no quadril.

Outras recomendações podem incluir:

● Terapia térmica. O gelo deve ser aplicado imediatamente após uma lesão aguda para reduzir o inchaço. Após 72 horas, no entanto, alternar gelo com terapia térmica—que pode incluir imersão em um banho quente ou usar uma lâmpada de calor ou almofada de aquecimento—pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a amplitude de movimento.

● Programa de exercícios domiciliares. Exercícios específicos podem fortalecer os músculos que suportam o quadril e ajudar a melhorar a resistência e a flexibilidade muscular.

● Fisioterapia. Se a dor persistir após algumas semanas de exercício em casa, seu médico pode recomendar a reabilitação física formal. Um fisioterapeuta pode fornecer um programa de exercícios individualizado para melhorar a força e a flexibilidade.

Tratamento Cirúrgico

Lesões graves em que os tendões são completamente avulsionados do osso podem exigir cirurgia para retornar à função e ao movimento normais. A cirurgia geralmente envolve a sutura ou reconstrução do tecido tendíneo lesionado de volta ao osso.

É importante saber que muitas distensões graves do quadril são tratadas com sucesso sem cirurgia. O seu médico discutirá as opções de tratamento que melhor atendem às suas necessidades individuais de saúde.

Recuperação

Na maioria dos casos, você deve evitar a atividade que causou sua lesão por 10 a 14 dias. Uma distensão muscular grave pode exigir um período mais longo de recuperação. Se sua dor retornar quando você retomar atividades mais extenuantes, no entanto, interrompa o que está fazendo e volte a atividades mais fáceis que não causem dor.

Você pode tomar as seguintes precauções para ajudar a prevenir distensões musculares no futuro:

● Condicione seus músculos com um programa regular de exercícios. Pergunte ao seu médico sobre programas de exercícios para pessoas da sua idade e nível de atividade.

● Aqueça-se antes de qualquer sessão de exercício ou atividade esportiva. Um bom aquecimento prepara seu corpo para atividades mais intensas. Faz seu sangue fluir, aumenta sua temperatura muscular e aumenta sua frequência respiratória. O aquecimento dá ao seu corpo tempo para se ajustar às demandas do exercício. Aumenta sua amplitude de movimento e reduz a rigidez.

● Vista ou use equipamentos de proteção apropriados para o seu esporte.

● Alongue-se lentamente após o exercício. Em vez de realizar um grande número de alongamentos rápidos, estique lenta e gradualmente, segurando cada alongamento para dar ao seu músculo tempo para responder e alongar.

● Aproveite o tempo necessário para deixar seu músculo cicatrizar antes de voltar aos esportes. Espere até que sua força e flexibilidade muscular retornem aos níveis pré-lesão.

*https://orthoinfo.aaos.org

Rolar para cima