Pubalgia (Hérnia esportiva)

A Pulbagia é uma lesão dolorosa e de tecidos moles que ocorre na região da virilha. Na maioria das vezes, ocorre durante esportes que exigem mudanças bruscas de direção ou movimentos intensos de torção.

Embora uma hérnia esportiva possa levar a uma hérnia abdominal tradicional, é uma lesão diferente. Uma hérnia esportiva ou pubalgia é uma tensão ou ruptura de qualquer tecido mole (músculo, tendão, ligamento) na área inferior do abdômen ou virilha.

Como diferentes tecidos podem ser afetados e uma hérnia tradicional pode não existir, a comunidade médica prefere o termo “pubalgia atlética” para se referir a esse tipo de lesão.

 

Anatomia

Os tecidos moles mais frequentemente afetados pela pubalgia são os músculos oblíquos na parte inferior do abdômen. Especialmente vulneráveis são os tendões que prendem os músculos oblíquos ao osso púbico. Em muitos casos de pubalgia, os tendões que prendem os músculos da coxa ao osso púbico (adutores) também são esticados ou rasgados.

Hérnias esportivas geralmente ocorrem onde os abdominais e adutores se prendem ao osso púbico. Hérnias tradicionais ocorrem no canal inguinal.

Causa

Atividades esportivas que envolvem o plantio dos pés e torção com o máximo esforço podem causar uma ruptura no tecido mole da parte inferior do abdômen ou virilha.

Hérnias esportivas ocorrem principalmente em esportes vigorosos, como hóquei no gelo, futebol, luta livre e futebol.

Sintomas

A pubalgia geralmente causa dor intensa na região da virilha no momento da lesão. A dor normalmente melhora com o descanso, mas volta quando você retorna à atividade esportiva, especialmente com movimentos de torção.

Uma hérnia esportiva (pubalgia) não causa uma protuberância visível na virilha, como a hérnia inguinal mais comum. Com o tempo, uma hérnia esportiva pode levar a uma hérnia inguinal, e os órgãos abdominais podem pressionar contra os tecidos moles enfraquecidos para formar uma protuberância visível.

Sem tratamento, essa lesão pode resultar em dor crônica e incapacitante que impede que você retome as atividades esportivas.

Exame Médico

Durante sua primeira consulta, seu médico falará com você sobre seus sintomas e como a lesão ocorreu. Se você tem pubalgia, quando seu médico faz um exame físico, ele ou ela provavelmente encontrará dor na virilha ou acima do púbis.

Embora a pubalgia possa estar associada a uma hérnia tradicional inguinal, na maioria dos casos, nenhuma hérnia pode ser encontrada pelo médico durante um exame físico.

Testes Físicos

Para ajudar a determinar se você tem uma hérnia esportiva (pubalgia), seu médico provavelmente pedirá que você faça um abdominal ou flexione o tronco contra a resistência. Se você tem uma hérnia esportiva, esses testes serão dolorosos.

Testes de Imagem

Depois que seu médico concluir um exame completo, ele ou ela poderá solicitar radiografias ou ressonância magnética (RM) para ajudar a determinar se você tem uma hérnia esportiva.

Um sinal comum de hérnia esportiva é a dor durante um abdome resistido. Reproduzido de Lynch TS, Bedi A, Larson CM: lesões atléticas no quadril. J Am Acad Orthop Surg. 2017 Abr;25(4):269-279.

Tratamento

Tratamento não cirúrgico

Descanse. Nos primeiros 7 a 10 dias após a lesão, o tratamento com repouso e gelo pode ser útil. Se você tem uma protuberância na virilha, a compressão ou uma cinta podem ajudar a aliviar os sintomas dolorosos.

Fisioterapia. Duas semanas após a lesão, você pode começar a fazer exercícios de fisioterapia para melhorar a força e a flexibilidade nos músculos abdominais e internos da coxa.

Medicamentos anti-inflamatórios. O seu médico pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides para reduzir o inchaço e a dor. Se seus sintomas persistirem por um período prolongado, seu médico pode sugerir uma injeção de cortisona, que é um medicamento anti-inflamatório esteroide muito eficaz.

Em muitos casos, 4 a 6 semanas de fisioterapia resolverão qualquer dor e permitirão que um atleta retorne aos esportes. Se, no entanto, a dor voltar quando você retomar as atividades esportivas, talvez seja necessário considerar a cirurgia para reparar os tecidos rasgados.

Tratamento Cirúrgico

Procedimento cirúrgico. A cirurgia para reparar os tecidos rasgados na virilha pode ser feita como um procedimento tradicional e aberto com uma incisão longa ou como um procedimento endoscópico. Em uma endoscopia, o cirurgião faz incisões cutâneas menores e usa uma pequena câmera, chamada endoscópio, para ver dentro do abdômen.

Os resultados finais dos procedimentos tradicionais e endoscópicos são os mesmos.

Alguns casos de hérnia esportiva requerem o corte de um pequeno nervo na virilha (nervo inguinal) durante a cirurgia para aliviar a dor do paciente. Este procedimento é chamado de neurectomia inquinal.

Seu médico discutirá o procedimento cirúrgico que melhor atende às suas necessidades.

Reabilitação cirúrgica. Seu médico desenvolverá um plano de reabilitação para ajudá-lo a recuperar força e resistência. A maioria dos atletas consegue retornar aos esportes 6 a 12 semanas após a cirurgia.

Resultados cirúrgicos. Mais de 90% dos pacientes que passam por tratamento não cirúrgico e depois cirurgia conseguem retornar à atividade esportiva. Em alguns pacientes, os tecidos se rasgarão novamente durante o esporte e o reparo cirúrgico precisará ser repetido.

Cirurgia adicional. Em alguns casos de hérnia esportiva, a dor na parte interna da coxa continua após a cirurgia. Uma cirurgia adicional, chamada tenotomia adutora, pode ser recomendada para lidar com essa dor. Neste procedimento, o tendão que prende os músculos internos da coxa ao púbis é cortado. O tendão cicatrizará em um comprimento maior, liberando tensão e dando ao paciente uma maior amplitude de movimento.

* https://orthoinfo.aaos.org/en/diseases–conditions/sports-hernia-athletic-pubalgia/

Rolar para cima