Definitivamente, a Copa do Mundo é um dos evento mais prestigiados e acompanhados do mundo, tendo diversos momentos inesquecíveis, inclusive lesões no joelho, né?!
Afinal, quem não se lembra do fatídico jogo em que o Brasil levou 7 gols da Alemanha na Copa do Mundo de 2014? Mas, nem todos os momentos inesquecíveis geram risadas.
No futebol, é comum que os membros mais afetados sejam os inferiores, contabilizando mais de 70% dos casos. Dentre esse número, cerca de 11% são lesões no joelho, e entre os mais citados estão: entorses, ruptura de tendões e ligamentos e lesões de menisco.
Entretanto, hoje vamos discutir dois casos: Daniel Alves em 2018 e Lucas Hernández, da França, na Copa do Mundo Catar 2022. Acompanhe!
Daniel Alves – Copa do Mundo 2018
Às vésperas da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo realizada na Rússia, em 2018, Daniel Alves sofreu duas lesões durante uma partida pelo seu time, o PSG.
As lesões sofridas pelo jogador foram entorse e desinserção no ligamento cruzado anterior do joelho direito.
Entenda: a articulação do joelho possui diversos ligamentos, sendo que quatro deles são os mais conhecidos: ligamentos cruzados (anterior e posterior) e ligamentos colaterais (medial e arterial).
A entorse é caracterizada por um movimento articular que ultrapassa o seu limite e sobrecarrega os ligamentos e a cápsula articular.Já a desinserção do ligamento caracteriza-se pelo deslocamento temporário do mesmo.
Primeiramente, avalia-se o quadro clínico da lesão. Os tratamentos podem ser:
- Tratamento conservador: consiste em reabilitação supervisionada;
- Tratamento cirúrgico: ocorre a reconstrução de ligamentos, que não cicatrizam sem a realização da cirurgia.
Por fim, no caso de Daniel Alves, o tratamento indicado foi a cirurgia.
Lucas Hernández – Copa do Mundo 2022
Aos 12 minutos do primeiro tempo no jogo da França contra a Austrália, Lucas teve que ser substituído. Após receber um drible de um jogador adversário, Lucas lesionou-se sozinho.
As notícias não foram boas, e a lesão configurou-se em uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, afastando o jogador da Copa do Mundo.
Entretanto, mesmo com casos similares entre os dois jogadores, o quadro de Lucas é um pouco mais severo pois seu ligamento foi rompido.
Neste caso, a intervenção cirúrgica é imprescindível e ocorre de forma que o médico especialista substitui o ligamento rompido por um enxerto, que age como uma plataforma para o crescimento de um novo ligamento.
Contudo, em ambos os casos, só a cirurgia não é o suficiente. Indica-se também fisioterapia, inicialmente, para recuperar o movimento das articulações e músculos ao redor. Após, o foco é o fortalecimento para proteger o novo ligamento.
Definitivamente, é legal entender o que ocorreu com esses grandes ídolos, né? Para mais conteúdos como esse, clique aqui.