Como é o pós-operatório de uma cirurgia no quadril?
Quando o médico indica a realização de cirurgia no quadril, é normal que muitas dúvidas e inseguranças apareçam na mente do paciente.
Fala-se que nenhum procedimento é isento de riscos, mas a cirurgia no quadril certamente tem muitos benefícios. Além de contribuir para o fim da dor e aumento da mobilidade do quadril, consequentemente, gera uma melhora na qualidade de vida.
Além do medo em geral do procedimento, as perguntas mais frequentes são em relação ao pós-operatório de uma cirurgia de quadril. Por isso, fiz esse artigo com o intuito de falar sobre este tema. Venha comigo!
Os primeiros passos do pós-operatório
As primeiras horas de recuperação são significativas. No primeiro pós-operatório, o paciente é observado pela equipe, e pode realizar alguns exames e se estiver bem pode receber alta.
É neste momento também que o paciente receberá as informações necessárias sobre o pós-operatório: o que pode ou não ser feito, o uso de muletas, fisioterapia e até as expectativas para a recuperação. Bem como um bom colchão pode ser seu aliado no processo de recuperação.
Os cuidados com a cicatriz são importantes para facilitar a recuperação, mantendo o local e os curativos sempre limpos. É indicado colocar uma compressa fria por cima do local para aliviar a dor.
Entretanto, após cerca de 15 dias, o paciente deve voltar ao consultório para avaliação da cicatriz cirúrgica, retirar as dúvidas e avaliação geral da cirurgia.
Exercícios e cuidados diários
A recuperação da cirurgia no quadril dura, em média, de 6 meses a 1 ano. Neste momento é imprescindível a prática de fisioterapia e alguns exercícios que melhoram a movimentação e ajudam a acelerar a recuperação.
Confira também o meu artigo sobre a importância dos alongamentos para a saúde.
É comum que, após a cirurgia, alguns movimentos fiquem limitados, enquanto outros devem ser evitados ou executados com cuidado.
Os profissionais de fisioterapia devem indicar os indicar os exercícios a serem feitos com o intuito de fortalecer os músculos, melhorar o movimento do quadril e aumentar a circulação sanguínea. Dentre eles, podemos citar:
- Exercícios na água: ajudam no relaxamento e diminuição de espasmos.
- Alongamentos: podem ser feitos a partir do primeiro dia do pós-operatório com a observação do fisioterapeuta.
- Caminhadas leves: as caminhadas devem ser feitas dentro do próprio espaço onde o paciente está, utilizando as muletas.
Em suma, o pós operatório de quadril exige cuidado e observação, mas não é algo impossível de superar. Com bons profissionais ao seu lado, o procedimento cirúrgico é apenas a porta de entrada para uma nova e saudável vida.
Gostou do artigo e quer agendar uma avaliação com o Dr. Calil, ortopedista especialista em quadril em Ribeirão Preto? Clique aqui para conversarmos!