O quadril é uma das estruturas mais importantes para a movimentação e sustentação de nosso corpo. É o quadril que possibilita realizar atividades básicas do dia a dia, como caminhada, por exemplo, e além disso, dá equilíbrio para a estrutura corporal.
Infelizmente há uma série de condições como artrite, artrose ou outras doenças degenerativas, que prejudicam a integridade da articulação. E quando isso acontece há casos onde a única solução para devolver a qualidade de vida para um paciente é com uma cirurgia de prótese. Esse tipo de procedimento exige uma recuperação bem feita, e além disso, é necessário ter cuidados específicos em todas as etapas, principalmente no pós-operatório.
Por isso, mesmo após algum tempo de recuperação, ainda há exercícios físicos indicados e contra indicados. Por isso, elaborei este texto com alguns exercícios que podem ser realizados por uma pessoa que passou por uma cirurgia de prótese no quadril.
Tempo de recuperação
Antes de falar diretamente dos tipos de exercícios que são indicados, é importante respeitar o tempo de recuperação e as etapas do pós-operatório prescritas pelo ortopedista. Apenas com esse cuidado será possível ter uma plena adaptação do corpo em relação à prótese colocada no quadril.
Outro ponto de destaque é que se o paciente realizar alguns exercícios e atividades físicas de maior intensidade, sem supervisão, pode ser prejudicial para o processo de recuperação do quadril. Por isso, antes de realizar qualquer atividade física, seja em uma academia, ou em alguma modalidade esportiva, é indispensável respeitar todas as etapas do tratamento pós-cirúrgico indicada pelo ortopedista.
Exercícios
Sabemos que os exercícios físicos desempenham um papel fundamental para promover e manter nossa boa saúde, mas, além desse ponto, as atividades físicas têm uma função fisioterapêutica no paciente que passou por um procedimento cirúrgico para colocar uma prótese no quadril.
Esses exercícios conseguem fortalecer os músculos e tendões afetados pelo procedimento, aumentar a circulação sanguínea na região, evitar o desenvolvimento de coágulos, inibir tendinites e bursites, e potencializar o tempo de recuperação, dessa forma restabelecendo o equilíbrio e a sustentação do corpo mais rapidamente.
Alguns tipos de exercícios indicados são:
- Alongamento
- Pilates
- Hidroterapia
- Bicicleta
- Caminhada
- Exercícios de fortalecimento na academia (sempre acompanhado de um instrutor)
Porém, mesmo com a prática desses exercícios com um acompanhamento profissional, ainda é indispensável se atentar aos retornos para avaliação com um ortopedista. Essa etapa é onde o médico consegue observar a evolução do quadro de recuperação, avaliar o tratamento e intervir se necessário.
Gostaria de saber mais sobre os procedimentos de prótese no quadril ou agendar uma avaliação? Clique aqui para entrar em contato!