Dor no quadril: saiba quais as possíveis causas e tratamentos

Dor no quadril

A dor no quadril é um problema que afeta centenas de pessoas. No entanto, muitas podem ser as causas que desencadeiam esse tipo de dor.

Só para citar alguns exemplos, ela pode ser originada por uma artrose, uma tendinite, bursite trocantérica e problemas na coluna, e por isso é importante entender a causa para que se encontre o melhor tratamento possível.

Neste artigo vou explicar um pouco mais sobre o que é a dor no quadril, e mostrar quais são as principais causas que podem levar a essa dor. Boa leitura!

O que é a dor no quadril?

Essa é uma condição comum que afeta pessoas de todas as idades, podendo ter diversas causas. Essa dor pode ser sentida diretamente sobre o quadril ou pode irradiar para a coxa, para a região inguinal ou até mesmo para as costas.

A intensidade pode variar de leve a severa, e pode ser aguda, ocorrendo de repente, ou crônica, desenvolvendo-se ao longo do tempo.

As causas são variadas, incluindo fatores mecânicos, como lesões decorrentes de quedas, prática esportiva ou acidentes, e condições médicas, como artrite, bursite, tendinite, e problemas nos nervos.

Quer saber quais são os tipos de prótese no quadril? Então confira esse vídeo que gravei 👇

 

O que pode desencadear a dor no quadril?

As principais causas que podem resultar em uma dor no quadril são:

  • Artrose;
  • Tendinite;
  • Necrose e fratura subcondral;
  • Lesão do lábio acetabular;
  • Impacto femoroacetabular.

Artrose

A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma das causas mais comuns, especialmente entre pessoas mais velhas.

Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem que reveste as extremidades dos ossos na articulação do quadril, levando a dor, rigidez e redução da mobilidade.

A artrose pode ser causada por envelhecimento, sobrepeso, lesões prévias, ou estresse repetitivo na articulação.

O tratamento inclui fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) para aliviar a dor e a inflamação, perda de peso para reduzir a pressão sobre as articulações e, em casos severos, cirurgia de substituição articular para restaurar a função.

Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões, as estruturas fibrosas que conectam os músculos aos ossos. No quadril, ela geralmente afeta os tendões que suportam a articulação do quadril, causando dor e sensibilidade.

Pode ser resultado de uso excessivo, especialmente em atividades que envolvem movimentos repetitivos, ou como consequência de lesões diretas.

O tratamento inclui repouso, aplicação de gelo para reduzir a inflamação, medicamentos para dor, fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor do quadril, bloqueio e/ou viscossuplementação com ácido hialurônico e, em casos mais graves,  ou cirurgia de prótese.

Bursite trocantérica

A bursite trocantérica ocorre quando as bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que reduzem o atrito entre os tecidos do corpo, ficam inflamadas na região do quadril.

Esta condição provoca dor no lado externo do quadril, que pode se intensificar ao caminhar ou deitar-se sobre o lado afetado. Essa doença pode ser causada por lesões, uso excessivo ou pressão prolongada sobre o quadril.

O tratamento envolve repouso, aplicação de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia. Injeções de corticosteroides também podem ser usadas para reduzir a inflamação, e a cirurgia é considerada em casos resistentes a tratamentos conservadores.

Lesão do lábio acetabular

O lábio acetabular é uma fibrocartilagem que circunda a cavidade do acetábulo no quadril, ajudando a manter a estabilidade da articulação.

Uma lesão pode ocorrer devido a trauma direto, movimentos repetitivos que causam desgaste ou condições estruturais anormais do quadril, causando dor, rigidez e limitação de movimento.

O tratamento pode incluir repouso, fisioterapia para melhorar a mobilidade e fortalecer a musculatura do quadril, e, em casos mais graves, procedimentos cirúrgicos artroscópicos para reparar o lábio acetabular danificado.

Impacto femoroacetabular

O impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição onde há um contato anormal entre o fêmur e o acetábulo, levando a dor, limitação de movimento e, eventualmente, a danos na articulação do quadril.

Isso pode ser devido a deformidades ósseas no fêmur ou no acetábulo. O tratamento inicial inclui medidas conservadoras como fisioterapia, medicamentos para dor e modificações nas atividades diárias para evitar movimentos que exacerbam os sintomas.

Em casos onde o tratamento conservador não é eficaz, pode ser recomendada a cirurgia para corrigir as deformidades ósseas e melhorar o alinhamento da articulação.

O que fazer em caso de dor no quadril?

O primeiro passo é reduzir ou interromper as atividades que exacerbam a dor, aplicando medidas iniciais de autocuidado como repouso e aplicação de gelo para diminuir a inflamação e o desconforto.

É importante evitar movimentos que coloquem pressão adicional sobre o quadril afetado e adotar uma postura adequada ao sentar ou deitar para aliviar a tensão na área.

Consultar um ortopedista especialista em quadril é essencial para obter um diagnóstico preciso. Afinal, um médico ortopedista pode avaliar o seu caso e recomendar o melhor curso de tratamento.

Isso pode incluir exercícios de fisioterapia específicos, medicação para aliviar a dor e a inflamação, ou outras intervenções não invasivas.

Em casos onde a dor é persistente ou severa, tratamentos mais específicos, como injeções ou cirurgia, podem ser considerados com base na avaliação e recomendação médica.

Portanto, se você está com alguma dor no quadril, entre em contato comigo, Dr. Leandro Calil, médico especialista em quadril. Terei um imenso prazer em avaliar o seu caso, e propor o melhor tratamento possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros posts

Congresso Anual SBOT - Participação do Dr. Leandro Calil em 2023

Congresso Anual SBOT – Participação do Dr. Leandro Calil em 2023

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) é conhecida por sediar um dos eventos mais importantes da área médica no Brasil: seu congresso anual.  No cenário de constante evolução da ciência ortopédica, cada edição traz uma riqueza de conhecimento e inovação. Entre os ilustres participantes, destacou-se o Dr. Leandro Calil. Sua presença e contribuição

Leia mais »
Estalo no Joelho pode ser Lesão de Menisco? Descubra nesse post!

Estalo no Joelho pode ser Lesão de Menisco? Descubra nesse post!

O estalo no joelho é uma ocorrência comum e muitas vezes pode ser um sintoma de uma lesão de menisco. Vale destacar que o menisco é uma estrutura essencial para a estabilidade e função adequada do joelho.  Neste artigo, vou mostrar o que é uma lesão de menisco, seus sintomas, causas, diagnóstico, tratamento e fornecer

Leia mais »
Rolar para cima